A história do UNIFIP Centro Universitário, anteriormente conhecido como Faculdades Integradas de Patos (FIP), começou em 1º de maio de 1964, com a fundação da Fundação Francisco Mascarenhas (FFM). Esta foi a primeira instituição de Ensino Superior da Capital do Sertão, resultado da visão pioneira de José Gomes Alves, pai do atual Reitor do UNIFIP, João Leuson Palmeira Gomes Alves. A criação da FFM representou uma das maiores contribuições à educação no município de Patos, consolidando-se como um marco significativo na história educacional da região.
José Gomes Alves iniciou seus estudos no Grupo Escolar Rio Branco, que na época era o único estabelecimento de ensino primário de Patos. Devido à impossibilidade de frequentar o Ginásio Diocesano, a única escola secundária da cidade para rapazes, por conta de seu turno diurno, ele e alguns colegas fundaram o Ginásio Comercial, que posteriormente se tornou o Colégio Comercial Roberto Simonsen. Após concluir o curso básico, José Gomes foi para Campina Grande, onde se formou em Técnico em Contabilidade. Movido pela crença de que a educação é um motor de transformação social, ele fundou a Fundação Francisco Mascarenhas em 1964, em homenagem a um funcionário do Banco Industrial, admirado por sua humildade e determinação
Hoje, o UNIFIP é uma referência nacional, oferecendo dezenove cursos de graduação que preparam seus alunos para os desafios do mercado de trabalho. A instituição continua a expandir sua tradição de excelência acadêmica, contribuindo significativamente para o desenvolvimento educacional e social do Brasil.
Inicialmente, a Fundação Francisco Mascarenhas funcionou apenas com a Faculdade de Ciências Econômicas de Patos, que oferecia o curso de Bacharelado em Ciências Econômicas. O prédio onde a faculdade foi instalada foi uma doação da Prefeitura Municipal, durante a gestão do prefeito Olavo Nóbrega de Souza. O primeiro diretor da instituição foi Flávio Sátiro, com Maria do Socorro Chaves Araújo atuando como a primeira secretária. Destacando-se por seu compromisso com a educação, José Gomes Alves, fundador da instituição, formou-se bacharel em Ciências Econômicas na primeira turma da faculdade, concluindo seu curso em dezembro de 1972.
A criação de novos cursos
Nos anos seguintes, foram criadas
as Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras e as de Agronomia e Medicina
Veterinária. Devido ao conturbado momento político que o país atravessava –
tempos árduos de Ditadura –, não foi possível reconhecer os cursos de Agronomia
e Veterinária. Toda a estrutura de instalações e equipamentos foram doados para
a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que estava iniciando seu processo de
interiorização.
Posteriormente a UFPB foi desmembrada para criação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O curso de Agronomia foi substituído pelo de Engenharia Florestal e permaneceu o de Medicina Veterinária, ambos hoje ainda pertencentes à UFCG.
Com planos de criação de novos cursos, José Gomes construiu o prédio da então Faculdade de Filosofia, localizado no bairro do Belo Horizonte. Hoje a unidade abriga o Campus I do UNIFIP, com os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Direito, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Engenharia Civil, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Hospitalar, Marketing, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Radiologia, Serviço Social e Psicologia.
Em 2014 a Fundação Francisco Mascarenhas completou 50 anos como mantenedora do UNIFIP Centro Universitário, ainda com a nomenclatura FIP. Em 2016 a Instituição mudou mantença, passando o Centro Educacional de Ensino Superior de Patos (CEESP). Já em 2019 a IES deu passo ainda mais largo, se tornando o primeiro Centro Universitário do sertão paraibano e passando do status de faculdade (FIP) para universidade (UNIFIP). Ao longo dos anos o UNIFIP vem cumprindo cada vez melhor seu papel social, formando cidadãos críticos e atuantes num mundo em constante evolução.
CAMPUS UNIFIP
Processos de expansão
Seguindo o propósito de constante crescimento, o UNIFIP vislumbrou a possibilidade de expandir o seu campo de atuação. Ciente do potencial educacional e do desenvolvimento consolidado do município de Campina Grande, a Instituição resolveu dar um importante passo. Em 2015 a Faculdade começou a estruturar o Campus do UNIFIP na cidade considerada como um dos principais polos tecnológicos do país. Em 2017 o Ministério da Educação aprovou a implantação dos cursos de Odontologia e Psicologia. Ambos os cursos iniciaram no ano de 2018.