
Na última semana, os alunos do curso de Direito do UNIFIP, por meio da disciplina de Extensão, promoveram um importante encontro para debater os desafios vivenciados pelas pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista.
A ação fez parte de um projeto construído de forma colaborativa entre os discentes, com o objetivo de promover conscientização e fomentar o acolhimento dessas pessoas na sociedade.
Segundo Kievilly Urquiza, aluna do curso de Direito e integrante do projeto, o grupo escolheu a temática por entender a importância de dar visibilidade aos deficientes e autistas. “Nesse período de forma específica nós tratamos dos grupos vulneráveis, nosso grupo escolheu a temática dos deficientes e autistas. Então na noite de hoje vamos tratar das suas dificuldades na sociedade e tudo o que eles enfrentam, sem inviabilizá-los, uma parte da sociedade, mas integrada a ela. Tentamos hoje encurtar essas relações e debater sobre essas temáticas com intuito informativo, para instigar as pessoas presentes e nós mesmos a procurar ter conhecimento e, a partir dele, poder acolher essas pessoas”, pontuou.
A coordenadora do curso de Direito, Daniele Marinho, também destacou a relevância do momento. “Um encontro que reuniu pessoas que irão tratar das diferenças e de conexões, na luta em prol das pessoas com deficiência. Foi um evento idealizado pela própria turma a partir da disciplina de extensão. Então esse momento é uma construção coletiva, protagonizada pelos alunos que quiseram trazer para a comunidade esse diálogo sobre deficiências”, afirmou.
O encontro reafirma o compromisso do curso de Direito com a formação cidadã dos estudantes, ampliando horizontes e promovendo o debate de temas sociais essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.