
O curso de Arquitetura e Urbanismo do Unifip realizou na noite dessa terça-feira (1), o 1° Simpósio de Arquitetura e Urbanismo com o tema ‘Arquitetura em Perspectiva’.
O evento convidou os alunos a uma reflexão sobre a necessidade de preservação e valorização do legado arquitetônico. A proposta é buscar novas perspectivas e abordagens que dialoguem com os desafios contemporâneos.
“Nós procuramos trazer essa ênfase para essa área tão importante, para entender um pouco mais sobre a conservação do patrimônio histórico, uma área de atuação e estudo do arquiteto e urbanista”, destacou a coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Eliane Medeiros.
Os alunos ouviram uma palestra da arquiteta Katharina Ayres, coordenadora do Setor de Arquitetura e Ecologia do IPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba). Ela abordou ‘Arquitetura e Memória: pensar a proteção do patrimônio cultural do estado da Paraíba’, enfatizando as riquezas arquitetônicas do estado.
“É um desafio e uma luta muito grande manter e proteger o patrimônio histórico, que é a memória da cidade, que traz a relação entre o passado e o presente. Ele consegue dar as diretrizes do desenvolvimento de uma cidade”, explicou a arquiteta Katharina Ayres, que ressaltou que essa discussão no campo acadêmico favorece com que os estudantes saiam com uma mentalidade diferente, acerca do patrimônio histórico.
O evento contou ainda com uma mesa redonda com outros membros do IPHAEP, os arquitetos Wellinson Barros de Arruda e Artur Medeiros Veiga Rodrigues, que atuam no órgão junto à análise de projetos, fiscalização e pesquisa. Eles mostram que o restauro e preservação não são apenas em função da beleza, mas também da preservação da história.
De acordo com a coordenadora do curso, o simpósio é uma forma de prezar por temas atuais que serão vividos pelos futuros profissionais em formação do Unifip.