
O HVET do Unifip recebeu na última semana um tamanduá-mirim, animal silvestre resgatado de caçadores na região de Patos. O animal foi recuperado por um estudante do curso de medicina veterinária, que o encontrou à venda.
O tamanduá foi entregue ao HVET para cuidados veterinários, onde foi medicado e alimentado para ser devolvido ao seu habitat natural, após o processo de recuperação. A equipe médica do hospital veterinário atuou junto com os alunos do curso de medicina veterinária no Unifip nesse processo de cuidados médicos do animal.
Além de animais menores domésticos, o hospital também recebe espécies silvestres, como ressalta o professor e médico veterinário do HVET, Thiago Nery.
“O Unifip tem esse potencial de trabalhar com os animais da região, e os animais da mata Atlântica dentro da Universidade. É importante que a população saiba disso, que a gente tem a capacidade de dar a atenção médica veterinária aos animais da nossa região”, destacou Thiago Nery.
Curiosidade
Os tamanduá-mirins são animais solitários, de hábitos que podem ser tanto diurnos quanto noturnos. Se alimenta preferencialmente de formigas e cupins, preferindo as castas reprodutivas de formigas.
De volta ao lar
O tamanduá foi entregue à equipe de Polícia Militar do 3º Batalhão de Polícia Militar Ambiental para ser solto em uma área de proteção legal, na Fazenda Tamanduá, no município de Santa Terezinha, sertão paraibano.
Outros animais silvestres já passaram nos últimos anos pelo HVET, recuperados de cativeiros e de situações de risco. Os animais passam pela instituição e são devolvidos à natureza em cooperação com o IBAMA e a Polícia Militar Ambiental.