
Desde 2012 a terceira quinta-feira do mês de maio é dedicada a uma mobilização social importante e necessária. A data marca o Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade e tem o objetivo de conscientizar a população a respeito da garantia de acesso para as pessoas com deficiências.
Para marcar a data, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAIN) promoveu um experimento social no Campus do Unifip. Alunos, professores e colaboradores foram provocados a vivenciarem a experiência de se colocar na condição de pessoas com deficiência.
A proposta foi, através de identificação das dificuldades, promover a conscientização a respeito da acessibilidade. “Eu acredito que as pessoas com deficiência têm um grande desafio em qualquer lugar”, identificou Rhawana Guimarães, aluna de Medicina, após a participação no experimento.
De olhos vendados, usando muletas, cadeiras de rodas e andadores, as pessoas foram desafiadas a encararem o mundo sob outra ótica. “A ideia é conscientizar a todos, para que nós possamos buscar uma sociedade mais inclusiva, consciente e com mais respeito”, ressaltou Tayanna Palmeira, coordenadora do NAIN.
O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão vem promovendo diversas mudanças físicas, estruturais e de sinalização no Campus do Unifip, a fim de garantir um acesso igual a todos, com autonomia e segurança.