Campina Grande - PB

05 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE

Núcleo de Direitos humanos

Yammara Fernandes
segunda-feira, 5 de junho de 2023

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos, Cidadania, Relações Étnico-Raciais Meio Ambiente da UNIFIP vem por meio desta nota dialogar com a Sociedade Civil, a Comunidade Acadêmica, Estado brasileiro e Comunidade Internacional sobre a necessidade de reflexão referente ao dia mundial de meio ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de junho. Com intuito celebrar e reforçar a importância desta data, a Organização das Nações Unidas (ONU) também estipulou a Semana do Meio Ambiente, que, neste ano, ocorre entre os dias 1 e 5 de junho.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972 pela ONU na Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente, que resultou em discussões sobre a integração do ser humano ao meio ambiente.

A data foi instituída com o objetivo de incentivar as pessoas a se conscientizarem sobre a preservação da natureza.

Desde que a data foi escolhida pela ONU, já foram debatidos temas de grande relevância, especialmente ligados aos problemas que o meio ambiente enfrentou ao longo desses anos, tais como a poluição do ar, poluição por plásticos, comércio ilegal de animais selvagens, consumo sustentável, aumento do nível do mar, segurança alimentar etc.

Essas iniciativas alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente também ajudam a impulsionar mudanças nos padrões de consumo e na política ligada à área ambiental no âmbito dos estados nacionais, bem como no plano internacional.

As ações que visam a preservação do meio ambiente, das nascentes de água potável são consideradas defesa dos direitos humanos. Por isso mesmo é necessário alertar a população mundial sobre a importância da preservação do meio ambiente e da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta e da própria humanidade.


Neste sentido, a humanidade precisa se engajar no processo de restauração de ecossistemas que foram degradados e/ou destruídos pela ação do homem, bem como pensar em iniciativas de conservação dos ecossistemas que ainda estão intactos.

Por isso, pensar num planeta com ecossistemas saudáveis, pode contribuir para a construção de uma biodiversidade mais rica, o que traz benefícios para todos, nomeadamente solos mais férteis, maior capacidade de absorção dos gases de efeito estufa e até controle da temperatura.

A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é um dos principais desafios para a humanidade, especialmente para a atual geração e futuras gerações.

Considerando o contexto de que o mundo vive em situação de degradação de meio ambiente e da biodiversidade, o Núcleo dos Direitos Humanos, Relações Étnico-raciais e Meio Ambiente manifesta-se, em nome do Centro Universitário de Patos, o seu compromisso com a questão ambiental e convida a comunidade acadêmica e a sociedade civil a participarem na luta pela preservação de meio ambiente.



Institucional

Leia Mais


...
Projeto Troca Literária Unifip incentiva doação de livros para projetos sociais
A proposta é incentivar a criação de espaços de incentivo à leitura
...
Workshop de Oratória: Desenvolvendo habilidades para futuros advogados
O evento teve como objetivo proporcionar aos estudantes um momento de reflexão sobre a importância da comunicação eficaz

Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua pré-inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - FIP Campina Grande