Campina Grande - PB

Começou ontem (15), a Semana de Luta Antimanicomial promovida pelo curso de Psicologia UNIFIP

Evento aconteceu no Campus UNIFIP

Yammara Fernandes
terça-feira, 16 de maio de 2023

18 de maio é considerado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Existem algumas  diretrizes das políticas públicas para pessoas com problemas de saúde mental, porém, poucas pessoas têm conhecimento sobre os manicômios. 


O curso de psicologia UNIFIP promove a Semana de luta antimanicomial de 15 a 19 de maio, dentro do Campus. Evento tem o objetivo de fazer entender o que é essa luta e como ela se reflete nas políticas brasileiras, além de promover o entendimento dos acadêmicos. 

Sandra de Lourdes integrante da Rede psicossocial da cidade de Patos, participou da abertura do evento e disse que, “Estamos aqui representando o trabalho do CAPS de Patos. Revelamos um pouco sobre o serviço e de que maneira realmente possamos acolher os usuários, tanto o juvenil como o adulto, além de fortalecer esse momento na formação dos alunos UNIFIP, e contribuir dentro desse maravilhoso evento”, finaliza.


Será uma semana de muitas atividades como, roda de conversas, sarau, exposição fotográfica, oficinas integradas e a participação no programa na rádio Universidade FM. A equipe que organiza o evento acredita que o movimento de Luta Antimanicomial consiste sempre em um diálogo de conscientização com as instituições legais e com os cidadãos, elaborando discursos e ações aos portadores de transtornos mentais.

Segundo Bruno Alves professor e mediador da primeira noite, “Será uma semana de ações integradas que visam promover uma abertura da comunidade acadêmica aos dispositivos de saúde da rede de atenção psicossocial. Por ser um movimento social ele possui uma dinamicidade, constância e repercussões na atualidade. Aqui no UNIFIP vamos analisar a história, mas sobretudo, pensar na perspectiva para o presente com vistas ao futuro, diante dos diversos obstáculos que se apresentam hoje’, finaliza.

Os participantes acreditam que, dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. 


Psicologia

Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - FIP Campina Grande