
Com mudança na grade curricular do curso, foram implantadas as disciplinas Projeto Integrador I e Projeto Integrador II, que tem como objetivo entregar à sociedade serviços de engenharia realizados pelos alunos dos últimos períodos, com o acompanhamento de professores através de parcerias firmadas com órgão públicos.
Com a demanda de cada órgão público, nessas disciplinas são realizados serviços de engenharia através de projetos para a comunidade. Podendo ser ser projetos de unidades habitacionais, visando reparar problemas relacionados à moradia e ao déficit habitacional.
Serão revistos complexos comerciais e industriais, visando reduzir problemas relacionados à geração de emprego e renda; projetos de edifícios inteligentes, através de medidas de gestão de demanda de água e energia entre outros, visando garantir o atendimento à saúde da população no meio público, projetos de escolas e creches, para garantir ambientes favoráveis ao desenvolvimento da educação da comunidade.
No período 2021.2, os alunos estão desenvolvendo os projetos de Engenharia para a construção de um Complexo habitacional no município de Santa Luzia - PB.
“Foi estabelecida uma parceria entre o Unifip e a Prefeitura Municipal para o desenvolvimento desses projetos. Em Projeto Integrador I, eles estão tendo noções do Projeto Arquitetônico do Complexo Habitacional, desenvolvendo os projetos estrutural, hidrossanitário e elétrico para o complexo habitacional”, finaliza o professor e orientador, Tibério Diniz.
A Prefeitura de Santa Luzia apresentou as necessidades, o terreno onde deverá ser implantado o complexo habitacional e o levantamento topográfico desse terreno como fomento para o desenvolvimento desses projetos.
O Projeto Integrador é uma inovação do Unifip e consegue unir vários conhecimentos adquiridos durante a graduação, solidificando ainda mais a formação do Engenheiro Civil formado nessa IES, deixando-o ainda mais seguro para entrar no mercado de trabalho.