
A fim de expandir os horizontes do conhecimento, as Faculdades Integradas de Patos iniciaram os trâmites para implantação de um curso de mestrado na área de saúde. O funcionamento será na própria Instituição. A pós-graduação Stricto Sensu é uma parceria das FIP com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Professores que integram o corpo docente do curso reuniram-se com o diretor geral das FIP, João Leuson Palmeira, para acertar os detalhes da parceria. Eles também visitaram o Campus da Instituição para avaliar a estrutura física. “Nós já tínhamos boas informações sobre a Faculdade, mas ficamos positivamente surpresos com a presença de tantos laboratórios que comportam, de maneira inicial, tudo o que a gente precisa para o começo das pesquisas”, destacou o professor Guilherme Pitta.
A observação dos professores resultará em um relatório. Nele será listado o que ainda precisa ser complementado, para garantir um melhor desenvolvimento dos trabalhos. O público alvo do mestrado são professores e profissionais da área de saúde, que têm interesse em pesquisa, capacitação e titulação.
O mestrado terá duração de dois anos e será dividido em módulos. “No primeiro ano a gente trabalha a ideia da pesquisa e a aprovação no Comitê de Ética. No segundo ano, é trabalhada a execução do projeto pra que ele possa ser realizado e no final dos dois anos o indivíduo já tenha sua tese pronta. É um fluxo contínuo dos módulos, seguindo a dinâmica de um processo de pesquisa”, explicou Pitta.
A expectativa é que o curso passe a funcionar já a partir do 2º semestre deste ano. “Nós estamos numa fase de estudo adiantada, já que as partes concordaram em diversos itens a serem trabalhados. A ideia é que as atividades comecem entre os meses de agosto e setembro”, antecipou o professor. A seleção dos alunos será feita através de Edital, com previsão de abertura de 20 vagas.