
Os alunos FIP que optaram pelo trancamento de matrícula, mas não querem perder o vínculo acadêmico com a Instituição, devem atentar-se para a necessidade de renovação da matrícula a cada semestre. O trancamento representa a suspensão temporária dos estudos.
O tempo máximo de trancamento de matrícula é de dois anos. Durante este período os alunos devem renová-la semestralmente, ou seja, duas vezes por ano. A não realização do procedimento implica a desvinculação do acadêmico da Instituição, configurando-se como abandono de curso, o que impede que o retorno a graduação.
De acordo com o Manual Acadêmico das FIP, o trancamento é concedido ao aluno que estiver integralmente quite com a Tesouraria das IES. O procedimento pode ser requerido após o aluno cursar um semestre de sua matrícula inicial. Outras questões relacionadas aos direitos e deveres dos alunos estão disponíveis no Manual Acadêmico.
O Manual Acadêmico das FIP é um guia de instruções que ajuda p aluno durante todo o tempo em que estiver na Faculdade. Nele está contido tudo o que o aluno precisa saber sobre a estrutura organizacional da Instituição, normas e procedimentos acadêmicos. O objeto é aproximar a Faculdade dos alunos, facilitando a comunicação e solucionando os questionamentos mais comuns.