
Na tarde da ultima segunda-feira, 10 de junho, o Unifip Campina Grande recebeu a visita do Reitor da Universidade Amílcar Cabral (UAC), da Guiné Bissau, Prof. Me. Herculano Arlindo Mendes. Na ocasião, o Reitor conheceu a estrutura física da IES, além de entender o seu funcionamento através da Diretora Administrativa Débora Najda.
Herculano passou pela unidade e, logo em seguida, foi para Patos-PB, onde fica localizada a matriz do Centro Universitário. Lá foi assinado o acordo de cooperação acadêmica - Relações internacionais, trocas científicas e culturais, através do Reitor do Unifip, João Leuson Palmeira, e o Reitor da UAC, na terça-feira, 11 de junho.
João Leuson Palmeira recebeu o reitor da UAC em uma audiência, marcada pelo diálogo e planejamento de ações futuras entre as Instituições. A iniciativa faz parte do projeto de internacionalização do Centro Universitário de Patos, com possibilidades de abertura de cursos superiores fora do Brasil, em parceria com a UAC.
“É um processo lento, que envolve interesses políticos dos dois países. Mas se nós começarmos a dar um passo importante, poderemos avançar nesse aspecto e construir algo interessante para os dois lados”, destacou João Leuson. “Eu quero parabenizar a todos e ressaltar, nestes 60 anos, essa iniciativa tão importante que trará bons frutos”, finalizou.
O Prof. Me. Herculano Arlindo Mendes falou como foi a escolha do Brasil para
firmar essa parceria. “Nós elaboramos um plano estratégico através de um
diagnóstico que fizemos na universidade e percebemos que é importante a
internacionalização da universidade, isso no sentido de procurarmos parcerias a
níveis internos e externos, e o Brasil foi escolhido como um País que nosso
podemos explorar essas parcerias, pela proximidade histórica entre o nosso País
e o Brasil”, disse.
Além de
explanar sobre a escolha do País para assinatura de acordo, Herculano citou o
motivo da escolha do Unifip como parceira. “Unifip pela qualidade, pelo nível
que está envolvido em termos de divulgação, pesquisas, qualidade dos docentes e
instalações, nós percebemos que é importante firmar esse acordo”, concluiu.
Estiveram durante a visita com o Reitor, o seu assessor Prof. Alfa Saliu Djaló e o Prof. Arnaldo Sucuma.
A UNIVERSIDADE AMÍLCAR CABRAL (UAC)
A UAC é a única universidade pública da Guiné-Bissau. Inaugurada em 1999, com reitoria instalada na cidade de Bissau, a universidade foi nomeada em homenagem a Amílcar Cabral, considerado o "pai" da independência do país.