Campina Grande - PB

Comissão de Formação do Conselho Regional de Psicologia realiza reunião na FIP com coordenadores de cursos da Paraíba

Reunião aconteceu dia 29 de novembro

Morgana Medeiros
segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

A reunião ocorrida na última sexta-feira (29), na FIP Campina Grande, foi promovida pela Comissão de formação que faz parte do Conselho Regional de Psicologia, tendo a integração da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP) e de coordenadores de cursos e estágios da área.

Há mais de quatro anos a Comissão reúne representantes de Instituições de ​Ensino Superior para junto ao Conselho desenvolver atividades no sentido de fortalecer a formação em Psicologia no Estado. Ao longo desse tempo muitos pontos vêm sendo discutidos.

Segundo Maria Aparecida Menezes, Presidente da Comissão de Formação, dentre os inúmeros assuntos discutidos, está a atualização da Diretriz Curricular Nacional (DCN). “Esse ponto vem sendo estudado e debatido nacionalmente, desde final de 2017. No momento, estamos aguardando o posicionamento do CNE, sobre a minuta das DCNs, que foi construída de maneira extremamente participativa e democrática, envolvendo mais de 4000 mil pessoas em todo o país. A Comissão de Formação está pautada em um único aspecto, discutir para melhorar, pensando sempre na qualidade da formação em Psicologia no Estado da Paraíba", destacou.

Durante o ano de 2019, cinco reuniões foram realizadas, sendo a última realizada na FIP. Na ocasião, foram debatidos assuntos ligados a formação da Psicologia na Paraíba. “Na reunião a gente pôde dá um feedback em relação a audiência pública do CNE em Brasília sobre as Diretrizes Curriculares, assim como, discutimos a estrutura de estágio, entre outros assuntos”, disse Maria Aparecida.

A Comissão de Formação avalia como positivo cada encontro realizado. “A união de Instituições públicas e privadas é fundamental, pois no momento de discussão a gente está de igual para igual independente se a modalidade é do público ou do privado. Os encontros vêm para nos fortalecer na profissão”, concluiu a Presidente.

Participaram do momento diversos coordenadores de cursos e estágios. As Instituições representadas foram: Santa Maria, UFPB, UniFIP, FIP Campina Grande, UFCG, FPB, Uninassau e IESP. As demais faculdades justificaram ausências. O Conselho Regional de Psicologia foi representado por Maria Aparecida Menezes, e Suenny Fonsêca representou a subsede do Conselho Regional de Psicologia. Além disso, a ABEP esteve presente em nome das profissionais citadas.


Psicologia

Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - FIP Campina Grande