Campina Grande - PB

Biobanco de Dentes Humanos das FIP promove o primeiro encontro entre projetos de extensão em Campina Grande

Evento acontece dia 15 de abril na FIP Campina Grande

Morgana Medeiros
sexta-feira, 12 de abril de 2019

Os estudantes dos cursos de Odontologia da FIP Campina Grande e da FIP Patos terão a oportunidade de participar do primeiro encontro entre projetos de extensão do Biobanco de Dentes Humanos – BDH. O evento será realizado no dia 15 de abril, a partir das 14h, na FIP/CG. Na ocasião, os acadêmicos do curso de Odontologia da Unidade de Patos irão compartilhar suas experiências, já que fazem parte do projeto há algum tempo. Na FIP Campina Grande o projeto será implantado ainda neste ano.

“O Biobanco de Dentes Humanos é um projeto criado com o objetivo de combater o tráfico ilegal de órgãos dentários para que fique tudo legalizado e que a gente possa realizar um trabalho social, clínico e científico”, explicou Ítalo Cardoso, coordenador do Biobanco.

Ítalo explicou como é feito o processo de doação de dentes para o biobanco. “O paciente vai à Unidade de saúde e perde o elemento dentário, daí é estimulado a fazer a doação para que os dentes não vão para descarte, e a partir dessa doação os dentistas vinculados ao biobanco encaminham para IES, sendo feita coleta, é realizado todo preparo dos dentes para armazenagem. Os dentes armazenados servem para empréstimo, pra serem utilizados como pesquisa, em atividades clinicas e laboratoriais da própria Faculdade”.  

Desta forma, a existência nas duas Unidades contribui para que os estudantes não precisem adquirir dentes para estudos fora da Faculdade, já que na própria instituição já contém dentes armazenados. Então, o encontro fortalecerá ainda mais o interesse dos alunos que já participam e os que serão integrados. 


Odontologia

Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua pré-inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - FIP Campina Grande