Campina Grande - PB

Cronograma Operacional Padrão: SEPUNIFIP apresenta orientações essenciais em acolhida para estagiários de Psicologia

Apresentação do procedimento operacional padrão para ideação suicida

Yammara Fernandes
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

A acolhida promovida pelo SEPUNIFIP para os estagiários no curso de Psicologia é um momento crucial para introduzi-los ao manejo de situações sensíveis, como a ideação suicida. 


Durante essa apresentação, é fundamental destacar o cronograma de procedimento operacional padrão, delineando passos claros para lidar com essa questão delicada. 


Segundo a coordenadora do SEPUNIFIP, Martina Guedes diz que, “Nesse dia importante estaremos consolidando e apresentando aos estagiários o Procedimento Operacional Padrão para Ideação Suicida, sendo importante para todos, inclusive os pacientes. Então escolhemos esse tema para evitar condutas inadequadas durante essa demanda especifica”, finaliza a coordenadora. 


Este protocolo inclui a identificação de sinais de ideação suicida, avaliação do risco, intervenção adequada e encaminhamento para profissionais especializados, visando garantir um suporte eficaz e o bem-estar dos indivíduos em situação de vulnerabilidade. 


Uma iniciativa de muita responsabilidade e inovadora que o SEPUNIFIP tem colocado, justamente porque nos garante uma recepção e acolhimento para aquele paciente que tem algum comportamento suicida, no sentido de que, ele possa receber o tratamento de maneira mais próxima que a ciência hoje nos aponta”, finaliza a psicóloga e professora UNIFIP, Jucirleia Medeiros.


Ao compreenderem e seguirem essas diretrizes, os estagiários estarão mais preparados para enfrentar desafios complexos durante sua prática clínica e contribuir para a prevenção do suicídio.




Psicologia

Leia Mais


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua pré-inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - FIP Campina Grande