Campina Grande - PB

Projeto de Extensão entrega óculos à crianças com problema de baixa visão

O projeto Ver a Aprender foi criado em 2017 no curso de Medicina

Mirvan Lúcio
quinta-feira, 21 de março de 2019

Imagine você estar olhando agora para essa tela e não conseguir enxergar com clareza o que está escrito. Ou, durante uma aula, não ver o que o professor expõe no quadro e nos slides. Se é difícil para você, imagine para uma criança em idade escolar. Problemas de visão influenciam diretamente no rendimento dos alunos na escola.

O projeto de extensão Ver e Aprender realiza um trabalho de identificação de crianças com problemas de visão. O público alvo são os alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal e de Instituições que atendem a famílias carentes. As crianças passam por uma triagem e, havendo a necessidade, fazem o exame oftalmológico. Ontem (20) foi feita a entrega dos novos óculos aos pequenos atendidos pelo projeto.

De acordo com o professor Nilson Morais, coordenador do Ver e Aprender, das crianças examinadas na triagem, cerca de 20% apresentam problema de visão. Com a entrega dos óculos, o projeto atinge a sua principal meta. “A gente fica muito feliz com esse resultado de ver as crianças sorrindo. Agora eles podem enxergar melhor o quadro dentro da sala de aula e melhorar o desempenho escolar. Esse é o nosso objetivo final, melhorar o seu desenvolvimento neuropsicomotor”, afirmou Nilson.

Entre os beneficiados com a iniciativa está o pequeno Lucas Leandro, de 11 anos. Morador do bairro do Mutirão, ele é atendido pela ONG Operação Resgate. “Embaçado”, foi assim que ele descreveu a forma como enxergava antes ganhar os óculos. “Eu vou ser um menino mais feliz”, garantiu Lucas, já enxergando o mundo com mais nitidez.

Também responsável pela felicidade de Lucas é a Vanessa Ótica. A empresa patoense faz a doação dos óculos. “A partir do exame que eles realizam, a gente leva os produtos para que eles escolham, depois confeccionamos as lentes e fazemos a entrega”, explicou Larrycia Vanessa, representante da ótica. “É muito feliz e gratificante”, avaliou.

O projeto Ver a Aprender foi criado em 2017, como extensão da disciplina de oftalmologia, do 7º período de Medicina. De lá para cá, cerca 400 crianças já foram atendidas nas triagens, sendo que 50 delas tiveram seu problema de baixa visão solucionado.


Medicina

Leia Mais


...
Unifip e Secretaria Estadual de Saúde alinham pactuação para oferta de serviços do SUS no Hospital Day
Parceria beneficiará a população de Patos e região, que depende dos atendimentos do Sistema Único
...
Transferência externa para Medicina: Veja os candidatos convocados para a etapa de entrevistas
A etapa acontecerá nesta quinta-feira, dia 4, de forma online

Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua pré-inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - FIP Campina Grande