Campina Grande - PB

A história do do UNIFIP Centro Universitário, antiga Faculdades Integradas de Patos (FIP,) começou em 1º de maio de 1964, quando foi criada a Fundação Francisco Mascarenhas (FFM), primeira escola de Ensino Superior da Capital do Sertão. O visionário José Gomes Alves, pai do atual Reitor do UNIFIP, João Leuson Palmeira Gomes Alves, presenteou a cidade Patos com uma das maiores contribuições que a educação do município já teve ao longo de sua história.

José Gomes fez o curso primário no Grupo Escolar Rio Branco, na época único estabelecimento de ensino primário de Patos. Ao terminar, e não tendo condições de frequentar a única escola da cidade para homens – o Ginásio Diocesano, devido ao turno de funcionamento (diurno) –, fundou, juntamente com alguns colegas, o Ginásio Comercial, que depois virou o Colégio Comercial Roberto Simonsen. Ao concluir o curso básico neste estabelecimento, foi estudar em Campina Grande, onde concluiu o Curso Técnico em Contabilidade.

Acreditando na Educação como um vetor de mudança social, José Gomes decidiu ampliar seus estudos e, consequentemente, a educação no município de Patos, instalando, no ano de 1964, a Fundação Francisco Mascarenhas. A FFM recebeu esse nome em homenagem a um funcionário do Banco Industrial, a quem José Gomes admirava por sua humildade e vontade de vencer.


Inicialmente, a Fundação funcionou apenas com a Faculdade de Ciências Econômicas de Patos, oferecendo o curso de Bacharelado em Ciências Econômicas. O prédio da Faculdade havia sido doado pela Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Olavo Nóbrega de Souza. O primeiro diretor foi Flavio Sátiro e a primeira secretária, Maria do Socorro Chaves Araújo. Foi nessa Faculdade, logo na primeira turma, que José Gomes graduou-se bacharel em Ciências Econômicas, em dezembro de 1972.


A criação de novos cursos

Nos anos seguintes, foram criadas as Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras e as de Agronomia e Medicina Veterinária. Devido ao conturbado momento político que o país atravessava – tempos árduos de Ditadura –, não foi possível reconhecer os cursos de Agronomia e Veterinária. Toda a estrutura de instalações e equipamentos foram doados para a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que estava iniciando seu processo de interiorização.

Posteriormente a UFPB foi desmembrada para criação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O curso de Agronomia foi substituído pelo de Engenharia Florestal e permaneceu o de Medicina Veterinária, ambos hoje ainda pertencentes à UFCG.


Com planos de criação de novos cursos, José Gomes construiu o prédio da então Faculdade de Filosofia, localizado no bairro do Belo Horizonte. Hoje a unidade abriga o Campus I do UNIFIP, com os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Direito, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Engenharia Civil, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Hospitalar, Marketing, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Radiologia, Serviço Social e Psicologia. 

Em 2014 a Fundação Francisco Mascarenhas completou 50 anos como mantenedora do UNIFIP Centro Universitário, ainda com a nomenclatura FIP. Em 2016 a Instituição mudou mantença, passando o Centro Educacional de Ensino Superior de Patos (CEESP). Já em 2019 a IES deu passo ainda mais largo, se tornando o primeiro Centro Universitário do sertão paraibano e passando do status de faculdade (FIP) para universidade (UNIFIP). Ao longo dos anos o UNIFIP vem cumprindo cada vez melhor seu papel social, formando cidadãos críticos e atuantes num mundo em constante evolução.

CAMPUS UNIFIP


Processos de expansão

Seguindo o propósito de constante crescimento, o UNIFIP vislumbrou a possibilidade de expandir o seu campo de atuação. Ciente do potencial educacional e do desenvolvimento consolidado do município de Campina Grande, a Instituição resolveu dar um importante passo. Em 2015 a Faculdade começou a estruturar o Campus do UNIFIP na cidade considerada como um dos principais polos tecnológicos do país. Em 2017 o Ministério da Educação aprovou a implantação dos cursos de Odontologia e Psicologia. Ambos os cursos iniciaram no ano de 2018.


Faça seu futuro acontecer!

Faça já sua inscrição!

Facebook


Instagram


© 2024 - FIP Campina Grande