João Pessoa - PB

Ouvidoria

A Ouvidoria da FIP, tem consolidado suas ações há quase dez anos, sobretudo, com a sua institucionalização através da Resolução 005/2012, que estabelece diretrizes para o seu funcionamento.

O setor atua fundamentalmente no processo de interlocução entre o cidadão e a Gestão Institucional, através da recepção de manifestações do cidadão viabilizando a melhoria dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica, fortalecendo o exercício da cidadania. É de sua responsabilidade receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, elogios, sugestões e consultas referentes a procedimentos e ações internas e externas.

As demandas recebidas pela Ouvidoria são analisadas e encaminhadas ao setor competente que, após apreciação deverá oferecer, junto a Ouvidoria, devolutiva ao cidadão. (conforme estabelece a Resolução n.º 005/2012).

Caso haja discordância ou questionamentos por parte do demandante quanto à resposta, a Ouvidoria avalia a possibilidade de outro procedimento cabível, podendo ainda optar pelo encaminhamento da demanda à Reitoria da FIP, com a sugestão de abertura de processo administrativo.

A Ouvidoria da FIP prima pelo respeito à pessoa humana, tem como base o diálogo e, utiliza a mediação como ferramenta para o desenlace das situações de conflito. O setor conta com a participação da comunidade acadêmica e da comunidade externa, sobretudo com a colaboração da gestão e diversos setores da instituição.

De modo interlocutivo, vem conscientizando sobre a sua importância como espaço democrático e de direitos do cidadão.

Resolução da Ouvidoria

Sara Maria de L. Nóbrega
Ouvidora/FIP

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OUV-190307502024

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