Notícia

SERVIÇO SOCIAL

Projeto da FIP oferecerá mais uma capacitação para profissionais que atuam no CAPS

09 de Abril de 2018 ASCOM

Pela segunda vez os atuantes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade de Patos receberão um treinamento através dos membros do Projeto “Capacitá Saúde Mental”, que vem sendo desenvolvido desde o semestre 2017.2. A capacitação acontecerá no dia 13 de abril, de 07h30 às 11h30, no Auditório Paulo Bonavides.

O Projeto está sendo posto em prática através da professora Carmen Silva Alves, do curso de Serviço Social, e pela Psicóloga Glaucia Thais Justiniano do SEP-FIP, em parceria com a coordenadora de Saúde Mental do Município, Mariana Montenegro Leitão. 

O encontro irá conjugar os saberes interdisciplinares para agregar conhecimento e refletir sobre atribuições e competências das diferentes categorias de trabalho que atuam no CAPS. Possibilitará que os participantes passem a conhecer e a estabelecer modelos de relações com os diferentes saberes, considerando a diversidade de demandas, pessoas e lugares aos quais se responde. Além disso, incentivará as equipes para criação de estratégias, viabilizando a execução do trabalho com grupos e em redes.

No primeiro Módulo foram abordados os assuntos: História da Saúde Mental no Brasil e Reforma Psiquiátrica; diretrizes de funcionamentos do CAPS e da RAPS; e a importância da multidisciplinaridade no acolhimento ao usuário. Já neste 2º Módulo o tema debatido será: Saberes Interdisciplinares na Saúde Mental.

A cidade de Patos conta com três Centros, cada um com uma modalidade diferente. O CAPS II atende públicos de todas as idades; o CAPSi, que recebe crianças e adolescentes; e o CAPS ad, que oferece atendimento especializado para quem tem transtornos ocasionados pelo uso de álcool e drogas. Os profissionais que fazem parte desses setores sairão mais qualificados no sentido de interdisciplinaridade e intersetorialidade.

Programação:

O 2º Módulo será dividido em dois momentos.

- As ciências e suas contribuições para Saúde Mental: As ciências e suas contribuições para Saúde Mental: articulando saberes e compondo a interdisciplinaridade.

Mediadora:  Anarita de Souza Salvador (Coordenadora do curso de Serviço Social).

- Metodologias para desenvolvimento do trabalho interdisciplinar.

Mediadora: Mayara Cristina de Araújo Dantas (Coordenadora de Responsabilidade Social do curso de Psicologia).

 

© 2016 Faculdades Integradas de Patos

Rua Horácio Nóbrega, s/n Belo Horizonte, Patos-PB
CEP 58.704-000, Contato: (83)3421.7300 - 3421.8100