MEDICINA

Projeto atende crianças com problemas de visão em escolas públicas

11 de Outubro de 2017 ASCOM

O projeto realizado por alunos do 7° período do Curso de Medicina das FIP, supervisionado pelo Professor de Oftalmologia Nilson Neto de Araújo Morais, visa realizar o exame de acuidade visual em alunos do ensino fundamental. Hoje (11) o projeto visitou a Escola Municipal Dom Expedito Eduardo de Oliveira e atendeu alunos do pré-escolar ao 4° ano.

“O projeto que estamos desenvolvendo ‘Ver e Aprender 20/20’, o qual nós vamos realizar a primeira etapa do exame de acuidade visual. Nós estamos selecionando crianças para uma triagem para identificar as que tenham alguma dificuldade visual”, comentou o professor Nilson Neto de Araújo Morais.

O exame consiste em identificar crianças com baixa acuidade visual o mais precoce possível, que serão encaminhadas para o Exame de Refração (Exame de Vista), com o Professor Nilson Neto de Araújo Morais, onde receberão os óculos gratuitamente.

“A importância de identificar essas crianças que tenham alguma dificuldade de enxergar e com isso elas poderão desenvolver um déficit de aprendizagem. A segunda etapa do projeto será a realização do exame de vista, e a terceira etapa, encerrando o projeto, será a entrega dos óculos. Nós estaremos realizando nas segundas, terças e quartas-feiras, junto com a turma do 7° período de Medicina”, avaliou Nilson Neto.

É imprescindível se pensar na saúde ocular no ambiente escolar, para ajustar as lentes e ampliar o foco da questão, não apenas pensando se a criança enxerga ou não, mas reconhecer a importância da saúde visual como um todo indivisível.

“Esse projeto que estamos desenvolvendo é de extrema importância, atuando nas escolas e fazendo o teste de acuidade visual em crianças de 5 a 7 anos, onde podemos identificar alguma dificuldade visual que poderá futuramente comprometer no desenvolvimento educacional ”, ressaltou Ingrid Torres, aluna do P7. Até o final do projeto, que vai até 17 de outubro, a equipe pretende atender por volta de 200 crianças.