Fruto de parceria entre FIP e Prefeitura, UBS é reinaugurada no Monte Castelo

11 de Setembro de 2017 ASCOM

A população do bairro do Monte Castelo vai, a partir de agora, desfrutar um atendimento mais eficaz na atenção básica de saúde. A UBS Aderbal Martins de Medeiros foi reinaugurada hoje (11), depois de passar por um trabalho de reforma de seu espaço físico.

Segundo o secretário adjunto de saúde de Patos, a Unidade estava com sérios problemas. “O posto estava com problemas hidráulicos, salitre e uma estrutura muito defasada. Foi feita toda a parte de pintura, acabamento, renovação de placas, portas e da estrutura mesmo que estava obsoleta”, afirmou Wendell Palmeira. Além disso, a UBS ganhou um espaço aberto para atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e espaço de leitura para as crianças.

Há algum tempo a população vinha enfrentando dificuldades no atendimento, por causa da falta de condições de funcionamento da UBS, que fechou por um tempo. “Foi preciso eu procurar um atendimento particular nas FIP, porque aqui não tinha médico e estava fechado”, contou dona Zenita Ribeiro, moradora do Monte Castelo, que recorreu aos serviços da Clínica de Especialidades Médicas das FIP, que também dá suporte à saúde do município.

A Faculdade teve um papel importante na reforma na UBS, que foi a primeira a ser entregue a população como fruto da parceria entre as FIP e a Prefeitura. O objetivo é oferecer melhores condições de saúde para a comunidade e também abrir o campo de estágio para os alunos da Instituição.

“É de fundamental importância que a agente tenha uma estrutura de base para desenvolvermos esse conhecimento. A inovação da Unidade, com novos equipamentos para o atendimento ao público, é essencial”, reconheceu Jessyellen Pereira, estudante Nutrição.

“Nós temos cada dia mais buscado essa parceria com as FIP e a saúde de Patos tem ganhado muito com isso”, ressaltou o secretário adjunto de saúde, Wendell Palmeira. O trabalho de reforma e ampliação das Unidades de Saúde continua em outros bairros de Patos, reforçando a assistência e a qualidade de vida da população.