Notícia

SERVIÇO SOCIAL

FIP sedia curso de prevenção à violência sexual contra menores

09 de Maio de 2017 ASCOM

Maio foi o mês escolhido para a campanha que busca sensibilizar a população para o combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. O dia 18 é a data principal do Maio Laranja, quando são realizadas ações em todo o país, a fim de garantir que os direitos.

Em preparação para esse Dia D e visando preparar melhor os profissionais que atuam na rede proteção dos menores, a Faculdade está sediando um curso de Metodologias de Prevenção à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento tem a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano como realizadora. No Sertão a atividade aconteceu em parceria com o curso de Serviço Social das FIP.

A Faculdade recebeu profissionais de mais de 100 municípios. Entre eles estavam educadores sociais, assistentes sociais, psicólogos, advogados, além de alunos e professores da Instituição. A palestrante responsável pela abordagem foi a pedagoga e especialista em Educação Sexual, Caroline Arcari. 

Arcari é presidente do Centro de Orientação em Educação e Saúde (CORES) e gestora do projeto social Escola de Ser. Ela também é a autora de Pipo e Fifi, um livro que ensina a crianças conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivências e troca afetivas. A palestra abordou desde o despertar da sexualidade humana até os conceitos e as formas de detectar a violência sexual.

O evento também abrigou o lançamento do Projeto Interativo que deve ser desenvolvido junto com as crianças em escolas e grupos de trabalhos, dentro da rede de proteção. A proposta é que o conhecimentos repassado no curso, seja disseminado para outros profissionais, a fim fortalecer os cuidados com as crianças e adolescentes, mantendo-os longe das ameaças de violência sexual.

© 2016 Faculdades Integradas de Patos

Rua Horácio Nóbrega, s/n Belo Horizonte, Patos-PB
CEP 58.704-000, Contato: (83)3421.7300 - 3421.8100