Notícia

INSTITUCIONAL

FIP recebe mais uma edição da Caravana do Coração

03 de Julho de 2017 ASCOM

Pelo segundo ano consecutivo as Faculdades Integradas de Patos abriram suas portas para receber a Caravana do Coração. A ação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a ONG pernambucana Círculo do Coração, recebe em Patos o reforço da FIP, que disponibiliza estrutura física e apoio logístico para o trabalho.

A Caravana do Coração percorre a Paraíba atendendo crianças diagnosticadas com problemas cardíaco e microcefalia. A meta foi dar assistência a uma demanda de 100 crianças e 100 gestantes.  O projeto, que chega a sua 5ª edição, vem mudando a realidade da saúde pediátrica no Estado.

“A gente vem vendo uma mudança radical no panorama da cardiopatia congênita, não só aqui no Sertão, mas na Paraíba como um todo. A gente tem hoje mais de mil crianças cardiopatas diagnosticadas e o projeto tem se ampliado. Hoje a gente está vendo menos mortalidade e melhor qualidade de vida”, afirmou Nicoly Negreiros, pediatra da ONG Círculo do Coração.

Com dois anos de idade, a pequena Isabela é acompanhada pela Caravana desde nasceu. Para a mãe, Silvania Torres, o atendimento tem sido fundamental para o desenvolvimento da filha. “É bom porque a gente esclarece muita coisa, principalmente eu que sou mãe de primeira viagem. E pra ela é fundamental porque eu sei que a saúde dela está em dia e que ela está ótima. Eu não tenho explicação, é maravilhoso”, disse.

Em cada cidade, a Caravana dedica um dia de trabalho. Depois que vão embora, o município garante o acompanhamento das crianças. “O trabalho após essa Caravana será criar formas específicas e necessárias para que esse tratamento fique o máximo possível aqui na cidade, para evitar que tenha que transportar pacientes para Recife, João Pessoa ou Campina Grande”, garantiu o prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley.

A partir deste ano, o projeto também passa trabalhar assiduamente com as gestantes. “Como a gente já tem uma rede estruturada, estão a gente está se propondo para trabalhar com as gestantes, para identificar precocemente as que são de risco e evitar a mortalidade materna e das crianças”, explicou a pediatra Nicoly Negreiros.

Para as FIP, a possibilidade de receber um projeto do porte da Caravana do Coração é mais um reforço do papel social da Instituição. “É muito importante que, além e participar de um estudo, á também uma ação de responsabilidade social. Nós temos aqui alunos voluntários de vários cursos da área de saúde tanto das FIP quanto de outras Faculdades, auxiliando nos atendimentos”, reforçou a coordenadora de Medicina das FIP, Paula Souto Maia.

Depois de Patos, a Caravana do Coração seguiu seus atendimento com escalas nas cidades de Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Esperança, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape.

© 2016 Faculdades Integradas de Patos

Rua Horácio Nóbrega, s/n Belo Horizonte, Patos-PB
CEP 58.704-000, Contato: (83)3421.7300 - 3421.8100