Notícia

INSTITUCIONAL

Encontro Pedagógico reforça compromisso de formação continuada dos professores

07 de Agosto de 2017 ASCOM

Para marcar o início das atividades acadêmicas do semestre letivo 2017.2, as FIP reuniram o seu corpo docente, coordenações de núcleos e graduações para o Encontro Pedagógico. O evento foi um momento de reflexão e avaliação do trabalho desenvolvido no semestre 2017.1 e também de planejamento das ações a serem postas em prática neste novo período.

O Encontro, promovido pelo Núcleo de Apoio Didático Pedagógico (NADIP) e pela Coordenação Acadêmica, oportuniza também abertura de um espaço para formação continuada dos professores. “O nosso intuito é exatamente promover formação didático-pedagógica aos nossos docentes, para que possamos abrir o semestre com chave de ouro”, afirmou Sara Lacerda, coordenadora do NADIP.

A programação contou com oficinas temáticas que abordaram desde as metodologias mais modernas de ensino até as inovações nos processos de avaliação. “A gente foi contemplado com as oficinas práticas, no sentido de contribuir também para um novo método que a gente está implantando junto a todos os cursos das FIP, que é a metodologia ativa”, avaliou o professor do curso de Enfermagem, Allan Martins.

“Essa renovação semestral dos professores através do Encontro Pedagógico, traz a reciclagem do professor no seu contexto universitário”, pontuou Simone Cordeiro, professora de Odontologia.

Para o planejamento das atividades, o corpo docente foi dividido em grupos, capitaneados pelos coordenadores de graduação. Na reunião interna, foi possível discutir e projetar a dinâmica de trabalho durante o semestre 2017.2, analisando as necessidade e particularidades de cada curso.

Para encerrar o Encontro, as FIP receberam a aluna egressa Suelly Soares, que hoje atua no IFRN – Campus Caicó. A palestrante falou sobre o Psicodrama Pedagógico: Problematizando a prática educativa. “O momento é de provocar questionamentos acerca dessa metodologia, tendo em vista a ousadia do docente para aplicar em sala de aula. E a proposta do Psicodrama Pedagógico é fazer com que as pessoas se insiram em uma situação problema e possam buscar as devidas soluções”, explicou Suelly. A metodologia do Psicodrama Pedagógico é baseada nas ideias do psiquiatra Jacob Levy Moreno.

O Encontro Pedagógico 2017.2 reafirma o compromisso da Instituição com o ensino de qualidade e com a excelência do seu corpo docente. “As FIP vêm investindo nos seus professores, em uma formação continuada, para iniciar 2017.2 com essa troca de experiência, nomeando pontos fortes e fracos, para que se possa produzir mais potencialidades”, analisou a professora Sineide Lacerda.

Transmissão ao vivo

Durante o Encontro Pedagógico, a Assessoria de Comunicação realizou a transmissão ao vivo da palestra de Encerramento. A experiência foi a primeira nas redes sociais da Instituição, um teste para que a Faculdade possa se aproximar ainda mais da comunidade acadêmica, através das mídias digitais. O próximo evento a ser veiculados ao vivo no YouTube e na página do Facebook será a Cerimônia do Jaleco, na próxima quarta-feira, dia 9.

© 2016 Faculdades Integradas de Patos

Rua Horácio Nóbrega, s/n Belo Horizonte, Patos-PB
CEP 58.704-000, Contato: (83)3421.7300 - 3421.8100