MEDICINA

Curso de Medicina realizou acolhida para estudantes que chegaram ao período do Internato

08 de Agosto de 2018 ASCOM

Diante de toda dedicação aos estudos, enfim os estudantes do curso de Medicina da FIP estão vivenciando o internato, que é parte integrante do currículo e permite ao acadêmico solidificar a vivência no mundo real do trabalho e relacioná-la a seus conhecimentos teóricos e práticos construídos no decorrer de seus estudos nos semestres anteriores.

Para evidenciar o ingresso nesta etapa do curso, foi realizada nesta terça-feira (07), no Auditório Master, uma acolhida para os estudantes. Na ocasião, foi explanado para os participantes sobre a importância do estágio e quais as técnicas que devem ser utilizadas durante o período. Essas informações foram repassadas pela coordenadora do internato, professora Ilana do Egypto.

“Essa passagem acontece gradual, eles já cursaram quatro anos de Medicina. Antes essa carga horária era mais teórica, e agora no internato eles vão ter uma carga horária prática. Agora no nono período eles vão está passando por atenção primária a saúde, saúde coletiva, mental e uma porção de urgência e emergência, que são os plantões que vão se configurar no Hospital Regional Janduhy Carneiro”, explicou Ilana.

A coordenadora do curso, professora Paula Maia Souto, falou sobre essa transição. “Fechou um ciclo, que a gente chama de primeira fase do curso. Uma fase que foi mais teórica, que eles tiveram uma intensidade de habilidades, de competências adquiridas. Aquilo que foi adquirido de teoria e de prática, agora ele vai para fase dois que é o internato, onde 90% de carga horária é prática”, disse professora Paula.

Para quem está começando a vivenciar o estágio, o momento é de expectativa e de muita alegria, pois foi algo muito esperado. “Durante todo o curso a maior ansiedade é pelo internato, é como se a gente estivesse vivendo o que a gente vai viver quando estiver formado, é o que chega mais perto. Então passar para essa etapa tão importante gera ansiedade, uma felicidade e uma responsabilidade maior, porque agora vamos viver como um médico vive, atendendo e estando todos os dias em um serviço de saúde”, relatou Gustavo Brandão, aluno de Medicina.

No encontro, ainda foram entregues os crachás e carimbos que serão utilizados durante o desenvolvimento do estágio.