Notícia

DIREITO

Curso de Direito homenageia ministro do STJ no 15º Congresso Jurídico

07 de Maio de 2018 ASCOM

Consolidado como um dos maiores eventos do Direito na Paraíba, o Congresso Jurídico FIP reuniu estudantes e profissionais em três de intensas atividades. Este semestre, diferente das outras edições, o evento trouxe como foco principal uma homenagem ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin.

“Esse Congresso não é só um evento. Ele é, sobretudo, a marca de uma história de vida, profissional, que o professor Herman construiu durante toda a sua trajetória. A escolha do seu nome se deu de forma muito fácil”, afirmou André Gomes, coordenador de Direito. Para um evento à altura do seu homenageado, o Congresso Jurídico contou com uma programação vasta.

Foram três dias de palestras, conferências, mesas redondas e minicursos. Um dos diferenciais do Congresso foi o protagonismo dos alunos. Instigados a produzirem cada vez mais conteúdo científico, os acadêmicos expuseram suas pesquisas durante os grupos de trabalho. Eles participaram ainda da Olimpíada do Saber Jurídico. As iniciativas tornam os estudantes mais ativos na busca de conhecimento.

“A gente se sente muito importante na FIP, no curso de Direito, porque eles proporcionam a melhora do currículo, para que a gente possa crescer”, disse Maria Eduarda Oliveira, estudante de Direito. “Pra mim é uma satisfação imensa poder participar de um Congresso de renome, em homenagem ao ministro Herman Benjamin, com palestrantes de renome”, reforçou Pedro Matheus Almeida, também aluno de Direito.

O ápice do Congresso Jurídico foi a presença do homenageado, Herman Benjamin. Ele esteve na FIP e participou do encerramento do evento. Convidado de honra, o ministro recebeu o título de Doutor Honoris Causa. A titulação é concedida por Instituições de Ensino Superior, em reconhecimento pelas contribuições sociais e acadêmicas.

Para Benjamin, o motivo principal para celebração é o poder transformador da educação. “Educação é tudo. A educação é o que liberta, a ignorância, escraviza. Eu me sinto muito feliz de voltar (ao Sertão). Eu quero agradecer, sobretudo, aos estudantes que dão vida a uma Instituição de Ensino, e aos professores”, disse o ministro.

“Com grande satisfação nós recebemos o ministro Herman Benjamin. Suas palavras foram muito sábias. Ele demonstrou o cidadão, o sertanejo, o jurista que é. A noite de hoje não poderia encerrar melhor do que com uma palestra de um homem que desbravou com sua sabedoria e hoje está à frente de um dos mais importantes cargos do país”, reconheceu João Leuson Palmeira, diretor da FIP.

© 2016 Faculdades Integradas de Patos

Rua Horácio Nóbrega, s/n Belo Horizonte, Patos-PB
CEP 58.704-000, Contato: (83)3421.7300 - 3421.8100