DIREITO

Congresso Jurídico reúne estudantes para debater a realidade do país

06 de Novembro de 2017 ASCOM

O Brasil e suas inconstâncias políticas e sociais foi o foco das discussões do Congresso Jurídico das FIP. Em sua décima quarta edição o evento foi pautado pelo tema “Constituição, Democracia e Desenvolvimento”, abrindo margem para uma reflexão sobre a realidade do país em diversos âmbitos.

“A ideia de trabalhar esse tema é, sobretudo, em razão do contexto que o Brasil vivencia atualmente. É um momento de rupturas e crises colocadas no cenário brasileiro que, de uma maneira ou outra, acabam atingindo a Constituição”, afirmou o coordenador de Direito, André Gomes.

A escolha dos palestrantes foi fundamental para o sucesso das abordagens, a exemplo de Rodrigo Rabelo, conferencista na abertura do evento. O convidado defende a importância de relacionar o cotidiano com as abordagens da sala de aula. “Todos os movimentos sociais ocorridos desde 2013, impeachment e denúncia contra presidente, voltou ao centro do furacão o ataque à Constituição. A minha abordagem é envolvendo um método comparativo, entre black blocs e ditadores e onde se encontra o Estado Constitucional de Direito”, explicou.

Com uma programação eclética, o Congresso permitiu o levantamento de discussões sobre política e realidade social, sob diversos olhares. Entre as ações do evento, foram realizadas ainda as Olimpíada do Saber Jurídico, Encontro e Mostra de Monitoria, além de apresentações de trabalhos científicos e outras atividades.

“O Congresso das FIP não deixa a desejar. Foram três dias de palestras, minicursos, workshops, então é uma gama de conhecimento não só para a carreira acadêmica, mas também profissional”, reconheceu Márcio Nóbrega, estudante de Direito.

Para a organização, o evento foi positivo. “É uma satisfação imensa, sobretudo, por termos batidos recordes de inscrições, recordes de trabalhos científicos enviados e aprovados. Tivemos um corpo de palestrantes na área de Direito Constitucional fantástico e também todo empenho, esforço e união do corpo docente”, avaliou André Gomes coordenador de Direito.