PSICOLOGIA

Congresso de Psicologia foi realizado debatendo os desafios contemporâneos da profissão

05 de Novembro de 2018 ASCOM

Diante de um mundo contemporâneo constituído por transformações aceleradas e informações fluidas, o 8º Congresso de Psicologia e 3º Simpósio de Psicologia Social provocaram debates em torno do fortalecimento da profissão no seio dessas transformações e ocasionaram oportunidades para se pensar em uma nova Psicologia nas interfaces com as configurações societais, políticas, formativas e comunitárias.

O Congresso aconteceu nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro. “A oitava edição do Congresso de Psicologia vem justamente trabalhar sobre a questão dos desafios contemporâneos e as práticas emergentes, como trabalhar com essa diversidade atualmente, como é a forma de se adaptar entre a condição teórica e prática dentro da Psicologia. A programação enriqueceu a formação dos nossos alunos e daqueles que vêm do âmbito profissional tanto nas condições de Saúde Mental quanto nas diversas áreas da Psicologia”, enfatizou Débora Najda.

Quem participou dos três dias preenchidos por várias atividades, teve chance de ter contato com excelentes profissionais e conhecer mais sobre determinados temas. Dentre os inúmeros conteúdos relacionados à Psicologia, “Saúde Mental” foi um deles. O assunto foi abordado de acordo com a Lei da Reforma Psiquiátrica 10.216 de autoria do profissional Paulo Delgado.

“Essa é uma Lei Internacional desde que a ONU (Organização Mundial de Saúde), que é o órgão de saúde das nações unidas em Genebra considerou a Lei Brasileira a mais adequada pra países heterogêneos como o Brasil. Fiquei muito feliz e muito honrado com a recepção que tive. Ao perceber os alunos sabendo tanto da minha Lei me senti homenageado como autor”, comentou Paulo Delgado.

Os participantes aproveitaram ao máximo o evento. Vinicius Fernandes avaliou de forma positiva o Congresso. “Aqui tem muitos conteúdos que dá para tirar muitas informações, as palestras foram ótimas, trouxe muito conhecimento, Paulo Delgado foi fantástico. A gente só aprende com a realização dos Congressos”, disse o estudante.

As discussões referentes ao tema do Congresso foram evidenciadas não só em palestras, mas em minicursos, mesas redondas, grupos de diálogos e exposição de painéis, integrando professores e aprendizes, uma maneira de aguçar mais ainda o interesse dos participantes pelo mundo da Psicologia.