Notícia

ODONTOLOGIA

Congresso de Odontologia debate desafios, responsabilidade e inclusão social

30 de Outubro de 2017 ASCOM

O compromisso responsável com a sociedade e o desenvolvimento de projetos de inclusão fazem parte do perfil das FIP. A Faculdade, que tem as portas abertas para a população, incentiva nos alunos a adoção de uma postura humanizada. Seguindo nesta intenção, a temática foi proposta com centro do debate do I Congresso de Odontologia FIP (COFIP).

O evento instigou um debate sobre os desafios profissionais para promoção da responsabilidade e da inclusão social. “Nós enfatizamos que a nossa missão enquanto instituição formadora de futuros cirurgiões dentistas, é promover a inclusão através de profissionais que se dediquem à sociedade, respeitem as diversidades e apliquem na comunidade todo o aprendizado da vida acadêmica”, ressaltou Paula Vanessa da Silva, coordenadora de Odontologia.

Durante o evento, foram realizados minicursos, palestras e atividades multimídia, aliando teoria e prática para a disseminação do conhecimento. Os estudantes também deram as suas contribuições através da apresentação de mais de 200 trabalhos científicos. “É o segundo ano que temos recorde de envio de trabalhos não só de alunos da Instituição, mas também de profissionais egressos das FIP e de outras Instituições”, reforçou a coordenadora.

Para contribuir com as discussões do Congresso, o COFIP recrutou uma equipe de grandes profissionais para fazer parte da programação. Para Amilcar Freitas, palestrante do evento, “a odontologia é uma profissão extremamente recompensadora. A gente consegue, além e devolver o sorriso, a estética e a autoestima das pessoas, remove a dor e devolve o convívio social. Qualquer profissional, independente da especialidade, não pode esquecer a nossa missão, que é ajudar ao próximo”.

A dinâmica e a interação com os alunos foram fundamentais para o sucesso das atividades. “É uma resposta muito positiva. Das aulas que eu venho dando, eu acho que foi um dos momentos mais especiais da minha carreira, por conta da participação e da presença marcante dos alunos”, afirmou Bruno Monguilhott Crozeta, que participou visitou as FIP pelo segundo ano consecutivo.

O Congresso de Odontologia conseguiu despertar nos alunos um olhar mais aguçado para as causas sociais. Também foi um momento de interação entre os acadêmicos. “É um grande marco para a Faculdade, para a região e um avanço para a Odontologia como um todo, por englobar todos os cursos de Odontologia da região e de outros. Isso só tem a somar para a Faculdade e para nós”, avaliou o estudante Otávio Nunes.

O I COFIP marcou ainda as comemorações do dia do dentista, celebrado em 25 de outubro.

© 2016 Faculdades Integradas de Patos

Rua Horácio Nóbrega, s/n Belo Horizonte, Patos-PB
CEP 58.704-000, Contato: (83)3421.7300 - 3421.8100