Notícia

MEDICINA

Congresso de Medicina abordou temas multidisciplinares e reuniu um grande número de participantes

14 de Maio de 2018 ASCOM

Foram três dias intensos de descobertas e aprimoramento durante o I Congresso Paraibano de Medicina e II Simpósio de Medicina da Família e Comunidade. Nesta primeira edição o evento recebeu um público elevado, todos em busca de engrandecer os conhecimentos através de uma programação diversificada que foi planejada com o intuito de atender do estudante ao profissional da área.

“O Congresso foi pensado de uma forma bem multidisciplinar, de temas relevantes na prática médica, de conteúdos que são super atuais tanto na educação médica, como para o médico já formado. O nosso público é tanto de acadêmicos de Medicina, como também de residentes e de médicos ai já no mercado de trabalho. O evento superou nossa expectativa, pois estudantes de diversos lugares vieram participar. Ficamos felizes por terem vindo prestigiar nosso Congresso”, comemorou Paula Souto Maia, Coordenadora do curso.

Os assuntos abordados ao longo dos encontros foram repassados através de palestras e minicursos, ministrados por profissionais renomados da FIP e de diversas Universidades de pesquisa e ensino. Dentro da diversidade de temáticas inseridas no cronograma proposto, os integrantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre Anatomia dos Acidentes Vasculares Encefálicos. Para debater sobre o tema o encontro recebeu a Médica Dra. Valéria Fazan.

“Falamos sobre a anatomia do acidente vascular cerebral e também das novas descobertas e perspectivas de tratamentos para esses pacientes que sofrem do chamado derrame. Nós sabemos hoje que é uma das primeiras causas de morte nos indivíduos de todo o mundo e nós precisamos entender melhor a anatomia neste aspecto para poder abordar melhor e tratar melhor nossos doentes”, relatou Dra. Valéria.

Para quem procura construir novos saberes e adquirir experiências relacionadas às formas de atuar no campo da saúde, participar das atividades incluídas na programação foi essencial. “É uma experiência muito valiosa, a gente pode ganhar conhecimentos, pois realmente a equipe focou no aluno, trazendo informações. Tudo isso contribui para nossa formação aqui na FIP”, comentou o estudante Rafael Mendes.

Gabriel Fidelis veio de outra Instituição, localizada no Município de Cajazeiras, e aproveitou ao máximo cada momento. “Está sendo bem interessante. A gente tem aproveitado bastante essa experiência até de comunicação com pessoas aqui de Patos e da minha cidade, e está sendo bem proveitoso. Viemos em um grupo de sete estudantes e estamos gostando bastante. É maravilhoso está tendo um contato com profissionais da Paraíba e de outros Estados, isso tem acrescentado muito com as informações que estão repassando pra gente, e é importante ter profissionais de diferentes regiões para somar esses conhecimentos”, disse.

Ao longo da programação os congressistas ainda participaram de uma exposição de trabalhos. As apresentações foram feitas através das modalidades: Oral e Pôster. Essa atividade abriu espaço para as mais variadas pesquisas dentro da atuação médica.

O evento se resumiu em compromisso, atualizações recentes, discussões e entendimentos entre aqueles que escolheram seguir o caminho da Medicina. 

 

© 2016 Faculdades Integradas de Patos

Rua Horácio Nóbrega, s/n Belo Horizonte, Patos-PB
CEP 58.704-000, Contato: (83)3421.7300 - 3421.8100