Notícia

MEDICINA

ClinFIP amplia número de atendimentos especializados em Patos e região

25 de Maio de 2017 ASCOM

A Policlínica de Especialidades ClinFIP, inaugurada na noite de ontem (25), é o mais novo equipamento de saúde para prestação de serviço à comunidade. A estrutura faz parte dos investimentos das Faculdades Integradas de Patos e está integrada às atividades do curso de Medicina.

A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, gestores da área de saúde, médicos que atuam na região do sertão, estudantes de Medicina, além da direção da Faculdade. Com a ClinFIP, a Instituição reforça o seu compromisso com a educação e também com a sociedade. “Eu acredito que é mais um passo que as FIP dão para atender não só os anseios dos alunos, mas a responsabilidade social”, destacou o diretor da Instituição, João Leuson Palmeira.

Na clínica serão oferecidos atendimentos em especialidades médicas diversas, oportunizando aos pacientes uma melhor assistência. “Tendo essa clínica para trabalhar em parceria com o município aumentando as especialidades, a gente vai estar aumentando a assistência para a região de Patos e toda a redondeza”, afirmou a secretária de Saúde de Patos, Andressa Lopes.

“A Clínica abre para atender não só a comunidade de Patos, mas aos 24 municípios da nossa regional e até, quem sabe, a terceira macrorregional de saúde, que compreende cidades da região de Princesa Isabel e do Vale do Piancó. É um serviço mais próximo e mais acessível à população”, reforçou Leudo Farias, gerente Regional de Saúde.

A ClinFIP dará vasão à demanda reprimida de pacientes que precisam de atendimento. No Centro de Especialidades Frei Damião, mantido pela Prefeitura de Patos, são realizados 4 mil atendimentos por mês. Com a inauguração da ClinFIP, esse atendimento terá um reforço de mais 150 procedimentos por dia, entre consultas e exames.

“A Faculdade investe na saúde, que e um fator primordial. Como nós temos uma parceria com as FIP, isso reflete também no atendimento aos pacientes do SUS aqui na Policlínica. Outro aspecto importante é a troca de informação e a formação dos estudantes que estarão aqui aprendendo cada vez mais”, reconheceu o prefeito Dinaldinho Wanderley.

Os atendimentos serão feitos por profissionais médicos especialistas, auxiliados pelos estudantes de Medicina. O acesso dos pacientes será feito de duas formas. “O primeiro caminho é através da Prefeitura de Patos ou de algum município pactuado com as FIP. E a segunda forma, é através de demanda espontânea. O paciente chega e procura a Clínica por necessidade em alguma especialidade”, explicou Paula Souto Maia, coordenadora do curso de Medicina.

O novo cenário de prática acadêmica é mais uma ferramenta que enriquecerá a formação dos futuros médicos. “Eu acho que é um avanço muito bom da Faculdade, tanto para a nossa formação quanto para a comunidade, que passa a ter um serviço melhor e mais amplo”, afirmou João Vitor Dantas, estudantes de Medicina.

Dentro do espaço da Policlínica foi instalado um posto de coleta do Laboratório de Análises Clínicas das FIP (BIOLAB). Segundo a coordenadora do Laboratório, a biomédica Alanna Michely, “o paciente que for atendido pela ClinFIP e tiver a necessidade de realizar algum exame, já vai ser atendido prontamente na própria unidade. Se for o caso, a coleta já será feita no momento do atendimento. Se for um exame específico, que exija alguma preparação, ele será orientado a voltar no dia seguinte”.

A Policlínica de Especialidades já está em pleno funcionamento. Os pacientes que precisarem do atendimento, deve dirigir-se à Unidade, localizada na Avenida Rio Branco, no Centro de Patos.

Assista ao video com a estrutura e os serviços da ClinFIP

© 2016 Faculdades Integradas de Patos

Rua Horácio Nóbrega, s/n Belo Horizonte, Patos-PB
CEP 58.704-000, Contato: (83)3421.7300 - 3421.8100