MEDICINA

Cine Debate exibirá o filme Nise, O Coração da Loucura

27 de Abril de 2017 ASCOM

A vida e o trabalho desenvolvido pela psiquiatra Nise da Silveira serão o plano de fundo das discussões do Cine Debate e Medicina e Psicologia. O evento está marcado para o dia 11 de maio, a partir das 14h, na sala Master, localizada no bloco de Odontologia. A escolha do filme está relacionada ao Dia de Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 maio.

Após a sessão de cinema, os alunos serão instigados a uma discussão sobre as temáticas abordadas no filme. Para conduzir o debate, foram convidados o psiquiatra Adriano Menezes Dantas e a psicóloga, Liana Mirela. Um dos principais assuntos será a reforma psiquiátrica. As inscrições para o Cine Debate podem ser feita gratuitamente nas coordenações dos cursos.

Sobre o filme

Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira propõe uma e nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu método de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.

Direção: Roberto Berliner

Elenco: Glória Pires, Simone Mazzer, Julio Adrião