Notícia

MEDICINA

Cine Debate de Medicina acontece dia 19

17 de Abril de 2017 ASCOM

A coordenação do curso de Medicina promoverá quarta-feira 19, ás 19h no auditório Paulo Bonavides, o Cine Debate. Integrado com os estudantes de Nutrição, será exibido o documentário O Veneno está na Mesa (2011). Estarão presentes como debatedores a professora Janaina Dantas e Dra. Mirian Brandão.  

As inscrições podem ser feitas na secretaria do curso de Medicina, no turno da manhã com a doação de 1kg de alimento não perecível.

O Cine Debate busca proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver reflexões diante de temáticas abordadas em filmes ou documentários.

Sinopse. O documentário aborda como a chamada Revolução Verde do pós-guerra acabou com a herança da agricultura tradicional. No lugar, implantou um modelo que ameaça a fertilidade do solo, os mananciais de água e a biodiversidade, contaminando pessoas e o ar. Nós somos as grandes vítimas dessa triste realidade, já que o Brasil é o país do mundo que mais consome os venenos: são 5,2 litros/ano por habitante.Apesar do quadro negativo, o filme aponta pequenas iniciativas em defesa de um outro modelo de produção agrícola. Este é o caso de Adonai, um jovem agricultor que individualmente faz questão de plantar o milho sem veneno, enfrentando inclusive programas de financiamento do governo que tem como condição o uso desses agrotóxicos. No Brasil, há incentivo fiscal para quem utiliza agrotóxicos, gerando uma contradição entre a saúde da população e a economia do país, com privilégio da segunda. 

 

© 2016 Faculdades Integradas de Patos

Rua Horácio Nóbrega, s/n Belo Horizonte, Patos-PB
CEP 58.704-000, Contato: (83)3421.7300 - 3421.8100