Cerimônia do Jaleco destaca responsabilidade dos alunos com os estudos

10 de Agosto de 2017 ASCOM

As nuances do universo acadêmico começam a ser desvendadas pelos alunos ingressantes das FIP. Um misto de apreensão e expectativa marcou a Cerimônia do Jaleco 2017.2. O evento é o rito de entrada dos estudantes dos cursos de saúde e pontua o início da caminhada acadêmica na Instituição, depois de todo o esforço para chegar ao Ensino Superior.

“É um momento ímpar na minha vida. Foram três anos de muita luta. É realmente muito emocionante poder estar aqui hoje, participando dessa Cerimônia maravilhosa”, afirmou Carla Freitas, ingressante do curso de Medicina. Ela, assim como os outros alunos, trouxe a família para prestigiar e compartilhar a Cerimônia. “Eu me sinto muito feliz. Para mim é a maior felicidade da minha vida”, disse Célia Freitas, mãe de Carla.

O jaleco é um símbolo forte, que caracteriza os profissionais de saúde. Na cerimônia, essa simbologia é exaltada. No ponto alto do evento, os alunos vestem o jaleco. O gesto será repetido inúmeras vezes durante a graduação e na vida profissional. E cada vez que se repetir, será uma renovação compromisso que eles assumiram no dia da cerimônia.

Compromisso firmado em um juramento, em que eles asseguram honra e dedicação aos estudos, para serem bons profissionais. Pacto também assumido pelas FIP, que oferece todos os meios para formar grandes cidadãos. “Para a Instituição é também um momento de mostrar para a sociedade o quanto as FIP investem na formação de profissionais que saiam com uma formação técnica, mas também humanizada”, ressaltou a diretora acadêmica das FIP, Alana Candeia.

Muito além do valor simbólico, os alunos aprenderam na cerimônia que o jaleco é uma peça de proteção pessoal e que seu uso exige cautela. “É importante atentar ao uso adequado do jaleco e de outros equipamentos de proteção individual, para que o profissional de saúde não deixe de ser um a gente que salva vida e se transforme em causador de doenças”, orientou o professor Jorge Luís, coordenador de Biossegurança nas FIP.

Com o olhar no futuro, os alunos já sabem as responsabilidades assumidas a partir de agora. “Quando a gente veste esse jaleco vê a responsabilidade do curso. Esse momento é muito importante para aprimorar os conhecimentos e saber como é sair do colégio, entrar na Faculdade, crescer como pessoa e ajudar a população”, enfatizou Marcos Vinícius, aluno de Educação Física.