Notícia

INSTITUCIONAL

Caravana do Coração atende mais de 120 crianças em Patos

09 de Julho de 2018 ASCOM

A Caravana do Coração desembarcou mais um a vez em Patos. O mutirão de saúde é voltado ao atendimento de crianças com problemas cardíacos. Uma equipe multiprofissional com cerca de 120 pessoas realizou um trabalho de triagem, consultas, exames e ações de prevenção e promoção à saúde. Este é o sexto ano do projeto, sendo o terceiro sediado na FIP, que o oferece todo o apoio logístico para o evento.

“A Caravana do Coração é apenas uma das ações da Rede de Cardiologia Pediátrica. O nosso trabalho começa logo no nascimento da criança para identificar precocemente essas cardiopatias. Tratamento precoce, consequentemente acesso mais rápido às cirurgias quando necessário. O resultado disso são vidas salvas”, avaliou Juliana Abath, coordenadora geral da Caravana do Coração.

Foi o que aconteceu com a pequena Kyara, de apenas 11 meses de idade. Ela foi diagnosticada com coarctação de aorta, que é um estreitamento do vaso sanguíneo que leva o sangue do coração para o corpo. Submeteu-se a uma cirurgia no Hospital Infantil Arlinda Marques, em João Pessoa, e hoje passou por uma avaliação do seu estado de saúde.

“Ela saiu daqui muito grave. Ninguém tinha esperança nem que ela chegasse em João Pessoa”, contou Rosângela Alves, mãe de Kyara. Do atendimento de hoje, veio a boa notícia. A pequena está muito bem e a cirurgia foi um sucesso. “Graças a Deus ela está aqui hoje. Eu me sinto agradecida demais a Deus e a todos esses profissionais que estão aqui em Patos”, disse a mãe emocionada.

Patos sempre registra um número alto de procedimentos. Foram atendidas 129 crianças de 25 municípios. Trezentos profissionais de saúde participaram das capacitações oferecidas pelo projeto. “Aqui sempre tem uma excelente adesão à Caravana. O pessoal passa o ano todo na expectativa do grupo chegar. E a gente prepara tudo com muito carinho. É uma alegria ver que a população comparece”, comemorou a coordenadora, Juliana Abath.

A Caravana do Coração acontece através da parceria entre a Rede de Cardiologia Pediátrica, a ONG pernambucana Círculo do Coração (CirCor) e a Secretaria de Saúde do Estado. Depois de Patos, a equipe da Caravana percorrerá ainda os municípios de Picuí, Esperança, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape.

 

© 2016 Faculdades Integradas de Patos

Rua Horácio Nóbrega, s/n Belo Horizonte, Patos-PB
CEP 58.704-000, Contato: (83)3421.7300 - 3421.8100