Notícia

BIOMEDICINA

Aula Magna aborda nova área de atuação do Biomédico

28 de Setembro de 2017 ASCOM

Em pleno desenvolvimento, a Biomedicina ganha espaço no mercado a medida em que sua importância é reconhecida. O campo de atuação profissional se expande, dando novas oportunidades para quem vai ingressar no mercado de trabalho. Esse foi o foco da Aula Magna, que discutiu a atuação do biomédico na Urgência e Emergência.

Responsável por integrar os estudantes veteranos e ingressantes, a Aula é sempre uma oportunidade de botar em pauta temas que vão além a sala de aula. Para direcionar o debate, o evento recebeu a biomédica Germana Leitão. Ela é gerente da Farmácia e do Laboratório de Análises Clínicas do Município de Patos, além de lecionar nos cursos de Pós-graduação FIP, em Campina Grande e João Pessoa.

Segundo Germana, a Urgência e Emergência é uma das novas áreas de trabalho do biomédico. “Os laboratórios estão adentrando aos hospitais. E agora, coma criação das UPAs, é exigência do Ministério da Saúde que exista um laboratório. Hoje o médico não faz clínica apenas com a parte física do paciente. Tudo o que o médico vai fazer, pede um exame laboratorial para confirmar diagnóstico e aí entra o biomédico nesse cenário”, explicou.

A partir dessa inserção nos Serviços de Urgência e Emergência, os profissionais passam a ter contato com uma outra realidade de trabalho, encarando novos desafios e atuando em uma equipe multiprofissional.

A maior parte dos biomédicos que ocupam essas vagas na região polarizada por Patos, tem sua formação nas FIP, a exemplo da própria Germana, aluna egressa da Instituição. “Uma das principais atribuições das FIP é esse atendimento ao egresso. Convidá-los para vir aqui e trazer o que eles estão vivendo no mercado de trabalho é de extrema importância”, ressaltou Lúcia Bezerra, coordenadora do curso de Biomedicina.

Essa troca de experiência enriquece a formação dos acadêmicos. “É pouco difundida essa área de Urgência e Emergência, então é muito importante a participação de todos. A gente já sai do curso com uma visão mais ampla do mercado de trabalho para o biomédico, não só nessa área, mas em todas as outas que nós podemos atuar”, afirmou Pablu Pedro, estudante do P7 de Biomedicina.

O curso de Biomedicina prepara-se agora para a realização do XI Encontro Paraibano de Biomedicina, que acontecerá de 22 a 24 de novembro. O evento abordará a “Biomedicina: Um olhar sobre a sociedade”.

© 2016 Faculdades Integradas de Patos

Rua Horácio Nóbrega, s/n Belo Horizonte, Patos-PB
CEP 58.704-000, Contato: (83)3421.7300 - 3421.8100