Notícia

MEDICINA

Alunos e docentes participam de treinamento sobre prevenção de Escoliose

07 de Fevereiro de 2018 ASCOM

Aconteceu na tarde desta terça-feira (06), na Clínica Escola de Fisioterapia das FIP, um treinamento que vai desde o rastreamento até a indicação de exercícios científicos, que ajudam e tem comprovação cientifica no tratamento da Escoliose. O treinamento foi voltado para alunos e professores dos cursos de Medicina e Fisioterapia, relacionado ao projeto “Prumo Certo”. Na ocasião, foram atendidos 07 (sete) pacientes, de forma voluntária, que sofriam do problema.

O ministrante foi o Prof. Ms. Rodrigo Andrade, que é fisioterapeuta, Mestre em Ciências da Reabilitação – USP, Docente do Curso de Fisioterapia da PUC-SP, Especialista nos tratamentos da Coluna Vertebral, RPG, Exercícios para Escoliose (Milão, Itália), Pilates e Acupuntura. Atualmente, desenvolve sua tese de Doutorado no laboratório de pesquisas da USP, para o melhor entendimento da Escoliose, com o objetivo de melhorar a condição dos pacientes que sofrem de problemas na coluna vertebral.

Para Rodrigo, existem diversos fatores que contribuem para o aparecimento das deformidades na coluna. “Além dos fatores genéticos, a má postura e o sedentarismo são os maiores agravantes”, disse.

Estudos demonstram que ao praticar os exercícios científicos indicados, os pacientes já obtém melhoras significativas das dores nas costas. Uma vez encontrada precocemente, conseguimos indicar o melhor tratamento e com isso evitar a progressão, deformidades mais severas e uma possível cirurgia. 

© 2016 Faculdades Integradas de Patos

Rua Horácio Nóbrega, s/n Belo Horizonte, Patos-PB
CEP 58.704-000, Contato: (83)3421.7300 - 3421.8100