MEDICINA

Acadêmicos expressam conhecimentos através de atividades lúdicas e artísticas

04 de Dezembro de 2018 ASCOM

Alunos do primeiro e terceiro período do curso de Medicina da FIP se reuniram em uma atividade acadêmica diferente dos estudos cotidianos em sala de aula. Eles desenvolveram atividades lúdicas e artísticas para mostrarem o que aprenderam nesse semestre nas aulas de anatomia.

O 2º Workshop de Anatomia Palpatória e Pintura Corporal e o Anatomia em Canto, foram realizados com sucesso, literalmente no sentido da palavra. Artistas famosos da música brasileira e internacional tiveram suas músicas transformadas em paródias, que, além de arrancar risadas do público (estudantes), os alunos mostraram o que apreenderam sobre o tema proposto através das músicas.

Os acadêmicos com mais habilidades na arte da pintura fizeram desenhos de órgãos e músculos do corpo humano.  Os desenhos foram feitos nos próprios alunos.

O bodypainting (pintura corporal), como é chamada a técnica, trata-se de uma metodologia de ensino que envolve pintura de músculos no corpo humano, “Essa atividade é utilizada para complementar o ensino da anatomia. A técnica é validada por diversos instrumentos que tem o cunho científico e auxilia o aluno para um aprendizado mais ativo”, disse Francisco Orlando, coordenador de atividades complementares do curso de Medicina da FIP.

Também foram utilizados bonecos de brinquedos na dinâmica. A ideia da utilização dos bonecos eram os alunos marcarem as partes do corpo humano nos brinquedos.

Todos os brinquedos a utilizados na dinâmica foram doados a crianças carentes.