Campina Grande - PB
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Medicina

Bacharelado Integral Mínimo de 6 e máximo de 9 anos

Perfil do Profissional

O desenho curricular do Curso de Medicina está articulado de modo a consolidar o papel do Centro Universitário UNIFIP no desenvolvimento social e econômico local e regional, a partir da qualificação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, da realização de eventos acadêmicos, culturais e artísticos, da ampliação e consolidação entre graduação e pós-graduação e da promoção da interdisciplinaridade em todo o processo.

Para isso, a proposta pedagógica do curso, baseada em competências, é aperfeiçoada por meio da diversificação de metodologias ativas e da ampliação da integração com o cenário regional. 

As bases da formação do médico no UNIFIP estão subsidiadas no documento aprovado na Câmara de Educação Superior (CES), do Conselho Nacional de Educação (CNE), Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014 (BRASIL, 2014), que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina, e agrupa-se nas respectivas áreas de competência a seguir:

a)  Atenção à Saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolverem ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como prontos para realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética e da bioética. Para o atendimento a este quesito, firmou-se parceria com instituições de saúde da macrorregião de Patos que abrangem a assistência à saúde a todas as faixas etárias e em todos os níveis contemplando os principais transtornos à saúde do indivíduo e da coletividade em conformidade aos princípios éticos e do SUS.

b)  Gestão em Saúde: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e a administração dos recursos humanos de uma instituição, bem como de seus recursos físicos, materiais e de informação, da mesma forma que devem estar capacitados a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes nas equipes de trabalho em que participem. Para este fim, o eixo de Atenção Primária à Saúde aborda o componente temático Gestão em Saúde e utiliza metodologias ativas que propiciam treinamento em habilidades de gestão, além das vivências de organização e planejamento nos serviços de saúde, especialmente no âmbito de Unidades Básicas de Saúde.

c)  Educação em Saúde: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação teórico-metodológica quanto na sua prática, além de ter responsabilidade e compromisso com a educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais de ensino, pesquisa e extensão. Para este fim, metodologias ativas de aprendizagem foram adotadas e, para além, o Eixo de Práticas Investigativas em Saúde foi criado para reforçar o papel do ensino superior como provedor da educação para autonomia.

O curso recebeu autorização de funcionamento pelo Ministério da Educação (MEC) no ano de 2014, sob a Portaria nº 359, de 10 de junho do mesmo ano e seu surgimento se deu no contexto da promulgação da Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, que instituiu o Programa Mais Médicos, com o objetivo de formar recursos humanos na área médica para o Sistema Único de Saúde (SUS), com foco específico na diminuição da carência de profissionais, no fortalecimento da Atenção Básica e na promoção de aperfeiçoamento de médicos, mediante integração ensino-serviço em regiões prioritárias para o SUS.

Durante o curso, os estudantes têm acesso a uma formação generalista, mas também humanista, ética e solidária, de modo que possam refletir sobre problemas complexos de forma crítica e reflexiva, exercitar liderança para realizar atenção à saúde resolutiva, levando em consideração os conhecimentos técnico-científicos mais atualizados e as novas tecnologias digitais e de comunicação. Busca-se um perfil profissional capaz de defender a cidadania e a dignidade humana, através do cuidado à saúde integral das populações e de uma atuação comprometida com os princípios do SUS, de forma colaborativa, interprofissional e interdisciplinar.

Como é o curso de Medicina do UNIFIP?

O curso de Medicina UNIFIP tem a duração de seis anos, com carga horária curricular de 7.460 horas. Segue a modalidade seriada semestral dividida em três fases.

I.  A Fase 1 (o ser humano), que abrange o primeiro, o segundo e o terceiro semestre do curso, compreende a morfologia micro e macroscópica do ser humano, o seu funcionamento, a interação biopsicossocial, a relação médico, paciente, família e comunidade, ao mesmo tempo que apresenta a história das práticas médicas, a estrutura do SUS e seus princípios.

II.  A Fase 2 (ciclos de vida), que engloba o quarto, o quinto, o sexto, o sétimo e o oitavo semestre, o currículo se desenvolve com base nos mecanismos intrínsecos e extrínsecos de agressão, na sua respectiva resposta e nos ciclos de vida (gravidez, nascimento, infância, adolescência, vida adulta e envelhecimento).

III.  A Fase 3, que comporta do nono ao décimo segundo semestre, corresponde ao Estágio Curricular Obrigatório de Formação em Serviço (ECOFS) e os estudantes aperfeiçoam suas habilidades em um treinamento médico intensivo nas áreas médicas: Medicina de Família e Comunidade, Saúde Coletiva, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia, Saúde Mental e Cirurgia (em cenários ambulatoriais/ hospitalares do SUS e comunidade relacionadas), com ênfase em Urgência e Emergência e na abordagem integral do paciente, respeitando todas as normativas das diretrizes para cursos de Medicina. 

As duas primeiras fases do curso são estruturadas em quatro eixos: Atenção Primária à Saúde, Básico-Clínico, Humanidades Médicas e Práticas Extensionistas e Investigativas em Saúde.

A organização por eixos serve para auxiliar no desenvolvimento das competências médicas previstas nas DCNs e nos seus respectivos processos de aprendizagem, sendo integrados entre si e muitas vezes indissociáveis.

O eixo de Atenção Primária à Saúde (APS) é o lócus curricular integrador e de práticas extensionistas, em que são desenvolvidas competências relacionadas ao acompanhamento do crescimento, desenvolvimento e vitalidade dos membros das famílias, à promoção da saúde e à realização de procedimentos preventivos e curativos exigidos pela atenção à saúde em níveis primários. 

Tem o papel de contribuir para a transformação social da comunidade, para melhoria da qualidade de vida e da relação entre saúde e ambiente. É responsável direto pela oferta de um cenário de prática integrado com as necessidades de saúde da população, descentralizando o ensino da Medicina dos hospitais à rede de saúde, tendo, na Estratégia de Saúde da Família (ESF), o modelo prioritário para a (re)organização da APS e toda a atenção à saúde no país. 

No segundo eixo, o Básico-Clínico, são desenvolvidas competências com aplicação das bases morfofuncionais e moleculares para compreensão de diversos sistemas do corpo humano e dos problemas relacionados às doenças mais prevalentes, de forma teórico-prática, correlacionando com a clínica médica e imaginologia.

Além disso, são desenvolvidas competências com aplicação dos conhecimentos dos principais mecanismos de agressão e de defesa do organismo à prática médica, interpretação de laudos, realização de diagnósticos clínicos e laboratoriais, aprimoramento da realização da anamnese, aplicação das técnicas semiológicas e do estudo detalhado da farmacologia. 

Na medida em que o estudante avança nas fases do curso, passará a aprofundar questões relacionadas às diversas fases e ciclos da vida e às especialidades médicas. No último período do Básico-Clínico, estando o discente com o suporte teórico/prático da maioria das clínicas, são desenvolvidas as competências com aplicações práticas na urgência e emergência e Medicina intensiva.

O eixo Humanidades Médicas (HM) permeia todo o currículo e é o segmento responsável pela conexão das questões históricas e sociais, éticas e políticas, psicológicas e do campo das relações humanas. Esse eixo é responsável por auxiliar o estudante/profissional a se tornar mais humanizado em suas práticas assistenciais durante o período de formação e prática profissional. O campo de conhecimento que subsidia o eixo HM são as Ciências Humanas e Sociais, já os núcleos específicos de saberes são: Sociologia, Antropologia, Saúde Coletiva, Psicologia, Psicologia Médica, Educação, Comunicação e Bioética.

Por fim, o último eixo de formação é o de Práticas Extensionistas e Investigativas em Saúde (PEIS), que corresponde a um dos pilares para a formação do médico contemporâneo. Ele tem o papel de institucionalizar a pesquisa e integralizar a extensão em saúde na graduação, cumprindo a importante tarefa de contribuir para a produção de conhecimento na graduação e uma formação médica baseada em evidências científicas, comprometida com a transformação da sociedade. 

A organização do Estágio Curricular Obrigatório de Formação em Serviço (ECOFS), em regime de internato, segue todas as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação de Medicina (Resolução CNE/CES nº 3/2014). Dessa forma, o ECOFS tem uma duração de dois anos com uma carga horária de 2.820 horas, contemplando os 9º, 10º, 11º e 12º períodos.

Os estágios dedicados à Medicina de Família e Comunidade e Urgência e Emergência, correspondem a 36,40% da carga horária total do internato. Os restantes são dedicados aos estágios das áreas de Clínica Médica (17,1%), Cirurgia (12,4%), Ginecologia-Obstetrícia (12,4%), Pediatria (10,6%), Saúde Coletiva (2,8%) e Saúde Mental (5,6%). 

O curso contempla conteúdos curriculares de interesse para a saúde humana e ambiental. Os temas são configurados em consonância com o perfil do egresso, com o padrão epidemiológico local, regional e nacional, integrando-os de maneira ascendente e progressiva, em espiral, aumentando sua complexidade ao longo das fases do curso.

Laboratório Clínica Escola Matriz Curricular
Matrícula: R$ 10.938,00
Mensalidade: R$ 10.920,00
*Consulte condições de descontos
Turno: Integral
Duração: Mínimo de 6 e máximo de 9 anos
Coordenador: Umberto Marinho de Lima Júnior
Email: [email protected]
Contato: (83) 3421-7300, Ramal 217
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